Pesquisa

Título

terça-feira, 1 de dezembro de 2015

DESAFIOS DO PROJETO DE PESQUISA

Ser professora de TCC I, na elaboração de Projeto de Pesquisa é um desafio que tenho semestre a semestre.  Saber que os estudantes chegam no primeiro dia de aula e muitos deles sequer possuem a temática e, ao terminarem a disciplina saem vitoriosos, é, no mínimo, gratificante.
Todavia, não basta minha impressão. Por isso, a necessidade da escuta da turma no dia de entrega das avaliações. Abaixo alguns depoimentos:
"É rigorosa e sempre tem amigos pedindo pra fugir dela. Hoje vejo que tudo que falaram é verdade, porém, estou totalmente preparado para o TCC" (anônimo)
"A princípio tive certa dificuldade, dado o grau de exigência, porém, com o decorrer do semestre percebi que todos os pontos abordados pela professora visaram exclusivamente meu crescimento, tanto na disciplina quanto na escrita.[...] Continue proporcionando isso aos alunos. O medo inicial se torna confiança e motivação." (Laiane)


Fotografia da turma de sexta-feira de TCC I - UCB


Fotografia da turma de TCC-T de quarta-feira - UCB

"Eu gostei da metodologia aplicada pois ela cobra do aluno que ele elabore partes do projeto ao decorrer do semestre, dessa forma o aluno não deixa de fazer tudo na última hora (Thiago).

VISITA AO STJ

Caros Leitores e Leitoras,

Tenho a honra de apresentar os estudantes que estiveram conosco na visita ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), no dia 25 de novembro. Entendo que a aprendizagem deve ir além das paredes da sala de aula ou seja, em diversos ambientes em que docentes e discentes podem aprender juntos.
Na visita ao STJ os estudantes da Escola de Direito da Universidade Católica de Brasília


Fotografia dos estudantes das turmas de Direito Processual Penal II e III da Escola de Direito da Universidade Católica de Brasília e do mobiliário do Museu do STJ
Fonte das imagens: a autora

tiveram a oportunidade de conhecer as dependências internas do Tribunal, entre elas o Museu que guarda relevante acervo de mobiliário e vestimenta utilizadas naquela Corte.
A turma composta de aproximadamente 20 (vinte) estudantes também presenciaram  uma seção do Tribunal em que os Ministros apreciaram vários casos na esfera criminal (em votação os discents decidiram que preferiam a área penal), entre eles revisões criminais. 

Leia Também:

Pesquisas relacionadas