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sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

COMO PESQUISAR

 
Estudantes frequentemente me perguntam como pesquisar. Respondo-lhes questionando sobre qual é o objeto de pesquisa (o quê se pretende pesquisar) e o motivo que os levaram a escolher determinado tema. Tais dúvidas são pertinentes. Quando é chegado o momento da elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em um curso superior, a responsabilidade de escolha do tema e dos autores, a delimitação do problema, o início das leituras entre outras tarefas, constitui um aprendizado. Sim, porque demanda tempo, disciplina e força de vontade na execução da pesquisa.
Quando se tem o tema (assunto que tratei aqui em publicações anteriores), as outras fases da pesquisa serão aprendidas e executadas à medida que se aprende a pesquisar. Sou adepta de um caderno de anotações manual que carrego comigo nas saídas a campo, para o registro de dados importantes originários da observação do locus da pesquisa; dos contatos dos sujeitos; das fases da pesquisa; e, até mesmo de ideias que surgem em momentos de inventividade. 
A construção de parâmetros para o tópico da pesquisa é, portanto, fornecida pela revisão da literatura que ajudará o pesquisador na construção do mapa da literatura, na demonstração de familiaridade com o assunto, na aquisição do conhecimento lastreado em uma análise crítica dos textos lidos, na justificação de uma nova perspectiva para o problema que pretende pesquisar e na desenvoltura das aptidões do pesquisador ao lidar e selecionar um grande volume de informações.
Hart (1998), afirma que o planejamento de uma pesquisa bibliográfica pressupõe a superação de várias etapas, quais sejam: a definição do tema que consiste em buscar os conceitos que podem ser consultados na biblioteca; a elaboração de uma lista de termos e frases formadas a partir dos conceitos delineados na fase anterior; na reflexão sobre os resultados que o pesquisador almeja com o trabalho; na possibilidade de se fazer consultas diretas e cruzadas no material obtido e até mesmo nos textos que foram localizados mas, descartados e no uso de guias que servirão de orientação das fontes relevantes para facilitar que sejam encontradas. Hart, relata o percurso das etapas em uma pesquisa de doutoramento que fez em 1993, sobre ciência social e publicidade. O autor começou planejando a pesquisa da literatura. Nas bases de dados da Sociofile, British Nacional Bibliografai (BNB), ABI/Inform, Dissertação Abstracts e Social Science Citation Index, encontrou obras anteriores e atuais sobre o tema. Também pesquisou o tema em revistas e papers publicados em conferências e teses depositadas no repositório da biblioteca da universidade. O autor explica que as consultas resultaram em milhares de registros de informações sobre o tema.  O refinamento das informações foi a solução encontrada para separar quais os livros eram importantes. Quanto aos artigos, não havia tempo hábil para lê-los na integralidade, o que propiciou a leitura apenas dos resumos que dava a ideia do conteúdo. 
A escolha da língua permitiu reduzir as informações. Todavia, Hart enfatiza que a estratégia utilizada foi o uso dos índices de citação Janet e Sociofile. Usando Janet, Hart conseguiu ter acesso aos catálogos de bibliotecas de todo o mundo, que pondera ser feito pela internet atualmente. Após a comparação das listas de documentos encontrados, verificou que o mesmo material estava armazenado em mais de uma biblioteca do Reino Unido, América do Norte e Austrália. Constatou-se também quais os trabalhos mais citados por outros autores mediante a ilustração em gráfico que foi elaborado para construir a árvore de relevância que informam os trabalhos que incorporam e disseminam ideias relevantes da literatura.
A identificação de autores e obras chave foram importantes porque permitiu a construção e a análise de uma árvore relacionada com o autor do texto. Os artigos e os livros foram categorizados a partir das ideias que foram trabalhadas pelos autores: o papel e a razão da publicidade, o trabalho da publicidade e os efeitos da publicidade. As três ideias principais foram cruzadas com as informações dos autores mais citados que possibilitou a análise dos fundamentos metodológicos dos estudos sobre a publicidade no paradigma sociológico.
Portanto, a pesquisa e a revisão da literatura asseguraram no doutoramento de Hart, uma análise diferenciada do que havia sido produzido antes e a necessidade de uma abordagem diferente para os anúncios livres de preconceitos morais na publicidade. Essa é a importância de dedicar tempo a esta fase inicial, que favorecerá uma pesquisa ágil, organizada e com a perspectiva de novos paradigmas sobre a temática pesquisada. 
     

HART, C. Doing a literature review: releasing the social Science research imagination. 
Chapter 2,  Londom: Sage, 1, 1998. Disponível em:
https:<//www.cuzproduces.com/producinganew/files/resources/HART_Doing%20a%
20literature%20review_1988_ch1.pdf>. Acesso em: 16 fev. 2018.
 

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