Estudantes frequentemente me perguntam como pesquisar.
Respondo-lhes questionando sobre qual é o objeto de pesquisa (o quê se pretende
pesquisar) e o motivo que os levaram a escolher determinado tema. Tais dúvidas
são pertinentes. Quando é chegado o momento da elaboração do Trabalho de
Conclusão de Curso (TCC) em um curso superior, a responsabilidade de escolha do
tema e dos autores, a delimitação do problema, o início das leituras entre
outras tarefas, constitui um aprendizado. Sim, porque demanda tempo, disciplina
e força de vontade na execução da pesquisa.
Quando se tem o tema (assunto que tratei aqui em publicações
anteriores), as outras fases da pesquisa serão aprendidas e executadas à medida
que se aprende a pesquisar. Sou adepta de um caderno de anotações manual que
carrego comigo nas saídas a campo, para o registro de dados importantes
originários da observação do locus da
pesquisa; dos contatos dos sujeitos; das fases da pesquisa; e, até mesmo de
ideias que surgem em momentos de inventividade.
A construção de parâmetros para o tópico da pesquisa é,
portanto, fornecida pela revisão da literatura que ajudará o pesquisador na
construção do mapa da literatura, na demonstração de familiaridade com o
assunto, na aquisição do conhecimento lastreado em uma análise crítica dos
textos lidos, na justificação de uma nova perspectiva para o problema que
pretende pesquisar e na desenvoltura das aptidões do pesquisador ao lidar e
selecionar um grande volume de informações.
Hart (1998), afirma que o planejamento de uma pesquisa bibliográfica
pressupõe a superação de várias etapas, quais sejam: a definição do tema que
consiste em buscar os conceitos que podem ser consultados na biblioteca; a
elaboração de uma lista de termos e frases formadas a partir dos conceitos
delineados na fase anterior; na reflexão sobre os resultados que o pesquisador
almeja com o trabalho; na possibilidade de se fazer consultas diretas e
cruzadas no material obtido e até mesmo nos textos que foram localizados mas,
descartados e no uso de guias que servirão de orientação das fontes relevantes
para facilitar que sejam encontradas. Hart, relata o percurso das etapas em uma pesquisa de doutoramento que fez em 1993,
sobre ciência social e publicidade. O autor começou planejando a pesquisa da
literatura. Nas bases de dados da Sociofile, British Nacional Bibliografai
(BNB), ABI/Inform, Dissertação Abstracts e Social Science Citation Index,
encontrou obras anteriores e atuais sobre o tema. Também pesquisou o tema em
revistas e papers publicados em
conferências e teses depositadas no repositório da biblioteca da universidade. O
autor explica que as consultas resultaram em milhares de registros de
informações sobre o tema. O refinamento
das informações foi a solução encontrada para separar quais os livros eram
importantes. Quanto aos artigos, não havia tempo hábil para lê-los na
integralidade, o que propiciou a leitura apenas dos resumos que dava a ideia do
conteúdo.
A escolha da língua
permitiu reduzir as informações. Todavia, Hart enfatiza que a estratégia
utilizada foi o uso dos índices de citação Janet e Sociofile. Usando Janet,
Hart conseguiu ter acesso aos catálogos de bibliotecas de todo o mundo, que
pondera ser feito pela internet atualmente. Após a comparação das listas de
documentos encontrados, verificou que o mesmo material estava armazenado em
mais de uma biblioteca do Reino Unido, América do Norte e Austrália.
Constatou-se também quais os trabalhos mais citados por outros autores mediante
a ilustração em gráfico que foi elaborado para construir a árvore de relevância
que informam os trabalhos que incorporam e disseminam ideias relevantes da
literatura.
A identificação de autores
e obras chave foram importantes porque permitiu a construção e a análise de uma
árvore relacionada com o autor do texto. Os artigos e os livros foram
categorizados a partir das ideias que foram trabalhadas pelos autores: o papel
e a razão da publicidade, o trabalho da publicidade e os efeitos da
publicidade. As três ideias principais foram cruzadas com as informações dos
autores mais citados que possibilitou a análise dos fundamentos metodológicos
dos estudos sobre a publicidade no paradigma sociológico.
Portanto, a pesquisa e a
revisão da literatura asseguraram no doutoramento de Hart, uma análise
diferenciada do que havia sido produzido antes e a necessidade de uma abordagem
diferente para os anúncios livres de preconceitos morais na publicidade. Essa é
a importância de dedicar tempo a esta fase inicial, que favorecerá uma pesquisa
ágil, organizada e com a perspectiva de novos paradigmas sobre a temática
pesquisada.
HART, C. Doing a literature review: releasing the
social Science research imagination.
Chapter 2, Londom: Sage, 1, 1998. Disponível
em:
https:<//www.cuzproduces.com/producinganew/files/resources/HART_Doing%20a%
20literature%20review_1988_ch1.pdf>. Acesso em: 16
fev. 2018.
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