Pesquisa

Título

sábado, 5 de abril de 2014

Orientações para apresentação de Projeto de Pesquisa e/ou Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)


         

Seguem abaixo algumas orientações para a apresentação do Projeto de Pesquisa ou de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)


                                                “O primeiro cuidado que o orador deve ter é não fugir com os olhos. Num contato entre duas pessoas, aquela que conversa sem se fixar nos olhos da outra perde credibilidade". (ALVES, 2004, p. 116)

           


  • Leia todo o texto e levem uma cópia no dia da apresentação;
  • Faça um roteiro – digitado e com letras grandes para que você tenha uma percepção das questões mais importantes a serem abordadas na apresentação;
  • Se precisar de data show se informem com antecedência de que o equipamento está funcionando;
  • Se o texto entregue contiver erros – faça uma errata, explicando os erros existentes e   inserindo o texto correto, entregando uma via para cada um dos professores no dia da apresentação;
  • Durante a semana, ensaiem a apresentação para alguém da família e/ou de frente para o espelho, marcando o tempo;   
  • No dia anterior, chegue cedo em casa, tome um banho demorado, relaxe, e   faça uma pequena revisão.  
1 No dia da apresentação

1.1  Chegue com, pelo menos, 20 minutos de antecedência
1.2   Leve água para a sala de apresentação, no caso da boca ficar seca, beba água
1.3 Esteja formalmente vestido (de terno, de preferência), sapatos limpos, cabelos alinhados. Maquiagem leve para as mulheres
1.4   Na apresentação, coloque seu nome e o título da monografia no quadro para que todos saibam quem e o que será apresentado
1.5   A apresentação é de 15´podendo ser prorrogado em 5´minutos
1.6   Gaste 2´a 3´minutos para a introdução e conclusão
1.7   Restante do tempo para o desenvolvimento do trabalho
1.8  Divida bem o tempo. Não corra muito e nem deixe a fala lenta evitando cansar os presentes  
1.9   Seja agradável, sorria
1.10 Inicie cumprimentando os membros da banca – saiba o nome dos professores. Exemplo: “Bom dia a todos, cumprimento os Professores que integram a Banca Examinadora, o Prof. Fulano de tal, Sicrano de tal e Beltrano de tal, cumprimento meus pais a Senhora Fulana e o Senhor Sicrano.......”
1.11  Trate os membros da banca com formalidade. Afinal são professores que merecem o máximo respeito  
1.12   Explique na introdução: quais os objetivos almejados, a justificativa, o problema, a metodologia e como você escreveu o trabalho (divisão dos capítulos)
1.13    No desenvolvimento – foque as questões mais importantes
1.14   Na conclusão – aproveite para dizer se respondeu aos problemas encontrados, se houve pesquisa de campo ou alguma entrevista pessoal ou virtual importante, se tem pretensão de dar continuidade ao trabalho em nível de pós graduação (especialização e/ou mestrado)
1.15  Finalize se colocando à disposição dos membros da banca para   quaisquer informações e/ou perguntas
1.16     Não tenha medo, afinal:    você fez o trabalho
1.17    Não invente respostas a perguntas que porventura saiam do tema pesquisado ou simplesmente não saiba. Seja verdadeiro, franco, assuma algum erro de escrita e se coloque a disposição da banca para retificar e entregar outra versão na Direção do Curso de Direito
1.18     Seja firme nas respostas. Não titubeie ou demonstre insegurança 
            Tenha fé e confie – TUDO VAI DAR CERTO.

           Como elaborar os slides

1.    Faça um roteiro preliminar
2.    Busque imagens (não utilize imagens que comprometa seu trabalho ou que tenham cunho discriminatório e/ou ofendam alguém) para contextualizar o tema
3.    Brinque com as palavras utilizando um texto conciso e bem escrito
4.    Utilize fundos claros. Telas escuras podem prejudicar a visualização
5.    Escreva o mínimo buscando traduzir o máximo possível. As imagens fazem isso
6.    Não alongue em muitos slides
7.    Utilize palavras em caixa alta quando quiser enfatizar uma questão
8.    Explique aos colegas/ou banca o método de sua apresentação
9.   Se você encontrar erro de digitação ou qualquer outro, seja sincero e diga que vai retificar
10.   Seja amável ao explicar as telas
11.  Não passe as telas correndo, com pressa como se estivesse com terror da mídia utilizada
12.  Se possível, prepare um texto roteiro para todos os colegas de classe ou envie para a professora com antecedência para disponibilização aos demais colegas
13.  Seja solícito ao responder a alguma pergunta que for formulada. Se por ventura, for questionado em algum ponto que não faz parte do objeto de pesquisa, seja verdadeiro e humilde ao mesmo tempo, ao dizer sobre o seu foco na investigação
14.  Seja confiante e: excelente apresentação

BOA SORTE

                Referência:
                ALVES, Léo da Silva. Manual de oratória forense. Brasília: Consulex, 2004.



Um comentário:

  1. Muito boas suas dicas. Serão úteis para minha futura apresentação. Parabéns!

    ResponderExcluir

Leia Também:

Pesquisas relacionadas