Aproximando as datas dos jogos, já podemos notar que vários brasilienses estão entrando no clima do futebol. Apesar desse blog ter destinação acadêmica na seara do direito penal, não dá para ficar alheia sem uma reflexão dos sonhos dos cidadãos brasileiros.
Acerca de menos de um ano, muitas pessoas saíram às ruas para protestar sobre os maus serviços prestados pelo Estado, como saúde, segurança, educação, mobilidade urbana e até inseriram nesse grande bolão de solicitações expressas, leis mais duras para dar fim à corrupção.
Os jogos se aproximam, e o que se vê é um misto de esperança e alegria em vários lugares de Brasília e em várias outras cidades espalhadas pelo país afora, com a exteriorização de bandeiras ajustadas aos veículos e às residências, o comércio movimentado com camisetas da seleção à venda, bonés, viseiras, um verdadeiro arsenal de objetos para os esperados dias dos jogos.
É impressionante como até aqueles que dizem não se importarem, e até quem torce para que o Brasil perca, se tranformam, como verdadeiros camaleões coloridos em dias de jogos. A exemplos de outras Copas, o país pára, as empresas cerram as portas ou determinam seu fechamento muito mais cedo que em dias normais, as pessoas se enfeitam, enfim, é uma festa única para o brasileiro.
Apesar de estarmos com muitos problemas a começar pelos preparativos da copa (estádios, segurança, transportes, aeoroportos), além de outros que, no fim das contas, acabam entrando no cotidiano das pessoas como violência e greve, a realidade que se apresentará este ano pode até ser diferente.
Essa diferença poderia ser realizada se ninguém comprasse um ingresso para os jogos. As necessidades de muitas outras questões mais urgentes poderiam ser priorizadas se, nem os ingressos tivessem sido vendidos.
Como não é essa a realidade que se apresenta, a solução é torcer para que no dia das eleições o brasileiro saiba eleger as pessoas mais preparadas para desempenhar uma função pública e mais ainda, cobrar durante o mandato dos eleitos, as promessas feitas em tempo de campanha política.
Foto: Neide Aparecida Ribeiro
Disponível em: <https://www.google.com.br/search?q=imagens+da+copa+2014&safe=active&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=-1OCU4SbHPLQsQTcwoD4CA&ved=0CAYQ_AUoAQ&biw=1352&bih=634#facrc=_&imgdii=_&imgrc=TT>. Acesso em: 25 maio 2014.
Disponível em:
<https://www.google.com.br/search?q=imagens+da+copa+2014&safe=active&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=-1OCU4SbHPLQsQTcwoD4CA&ved=0CAYQ_AUoAQ&biw=1352&bih=634#facrc=_&imgdii=_&imgrc=TT>. Acesso em: 25 maio 2014.
Nenhum comentário:
Postar um comentário