Ministrar a disciplina de pesquisa jurídica é um desafio porque o professor deve despertar no estudante a possibilidade de produzir um bom texto na escrita do projeto e ter a iniciativa de buscar informações ampliando os horizontes do conhecimento.
No primeiro semestre de 2014, tive a graça de ser auxiliada pela representante de turma, Thaiane Silva Moura e pelo monitor Luiz Henrique Matias. Geralmente, o impacto das primeiras semanas é superado pela didática das aulas com o acompanhamento individual de cada discente. O que se percebe é uma mudança de postura dos estudantes na verbalização e na escrita devido às leituras minuciosas que fazem. Abaixo o depoimento de ambos:
"O fato de não ter um tema e pouca experiência em pesquisa, em formatar um trabalho nos padrões normativos da ABNT me causaram enorme desespero. Mas, como disse o rei Davi em Salmos 30:5“ [...]O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã”. A minha alegria veio após a escolha do tema, após o incentivo da professora e dos colegas.
Ser
representante da turma, possibilitou acompanhar a angústia,
ansiedade, empolgação, e claro, a júbilo após apresentar o trabalho. Sobretudo,
tive a oportunidade de ver que a grande maioria conseguiu alcançar o objetivo
almejado e superará suas dificuldades.
Para os alunos das próximas turmas, eu recomendaria que
devem aproveitar a disciplina, se dedicar muito ao projeto, pois ele é a
preparação, o começo do trabalho que será a sua herança na Universidade, o
Trabalho de Conclusão de Curso".
Luiz Henrique Matias
"Ser
monitor de turma é desafiador porque nunca sabemos como serão as atividades a
ser desempenhadas durante o semestre, em face de inúmeros imprevistos que podem acontecer.Tive a felicidade de comprovar que vários alunos(as) conseguiram apresentar de forma brilhante o projeto, superando inúmeras
dificuldades, bem como redigir trabalhos excelentes. Contudo, outros
que não escutaram as inúmeras instruções, conselhos e dicas ministradas
durante as aulas, não conseguiram apresentar o projeto de acordo com o potencial que tinham.
Como
monitor, tive a oportunidade de rever todo o conteúdo de pesquisa jurídica,
assistir novamente os treinamentos oferecidos pela biblioteca da Universidade Católica de Brasília, ajudar
a professora a organizar as aulas, fazer inúmeras tabelas, dar suporte para os
alunos na realização do projeto, sair de grupo em grupo reexplicando como
deveria ser feito cada parte do projeto, atender alunos durante o final de
semana no campus, e também, durante a noite, até a biblioteca fechar, receber certificado de treinamentos, dar todo o suporte
necessário para a professora Simone, na ausência da professora Neide, auxiliar
no controle de presença, entre outras atividades".
Resultado da pesquisa qualitativa realizada em sala com os estudantes de pesquisa
Percebe-se que a maior parte
dos alunos teve como expectativa adquirir conhecimento técnicos para produzir o
TCC. Contundo, não imaginavam o quanto a disciplina iria exigir de cada um. Para
alguns, foi “complexa, exaustiva, mas superou suas expectativas”. Houve aqueles alunos que nas
primeiras aulas criaram uma ponte entre eles e a professora, que com o passar
das aulas foi se estreitando e criaram um laço de confiança.
De toda sorte, é preciso destacar que entre os alunos que responderam a pesquisa um, afirmou
que a disciplina “seria mais tranquila, uma pesquisa mais básica, mas, que deu
tudo certo”.
Por sua vez, outro aluno esperava, antes de cursar a disciplina que, “fundava em encontrar um norte,
um feixe de luz emanado do céu, uma monografia quase pronta. Mas, percebeu que
não seria assim e teve que se dedicar para concluir o semestre”.
Quanto às
dificuldades encontradas pelos alunos, verificou-se que a maior parte teve
dificuldade para apresentar, escrever e formatar o trabalho. Outros relataram a dificuldade em entender a metodologia adotada pela professora, bem como a
dinâmica adotada em sala de aula. Vejamos trecho da reposta de um aluno: “(…) não
consegui acompanhar a linha raciocínio da professora. Somente, com o passar do tempo consegui acompanhar e superar as dificuldades”.
Outro fato que merece
destaque é a escolha do tema, sendo talvez o momento mais estressante, pois na
primeira aula, houve a exigência de se ter o tema na aula seguinte, gerando
certo pânico e ainda, houve relatos, de que o tempo
foi curto e que ”essa disciplina deveria ser antecipada e deveria ser mais
investido nessa disciplina “.
Para muitos, somente depois
de cursar a matéria, conseguiram vislumbrar o que seria um Trabalho de Conclusão de
Curso – TCC. Até então, não tinham noção de como iniciar, de quais eram os
métodos para elaboração, as formas de trabalho e quais eram as modalidades de Trabalho de Conclusão de
Curso. Bem como, das inúmeras fontes de pesquisa, tais como, “repositórios,
Vlex, TR, internet” e etc.
Por fim, o item 4 do
questionário, que abria espaço para críticas , sugestões e relações, teve
respostas bem curiosas.
A primeira resposta que merece destaque é que um dos
alunos considera que “a disciplina deveria ser optativa, logo, conferindo ao
aluno o poder de escolha”. Houve ainda, os que relataram dificuldade em lidar
com a professora, considerando que ela “tem personalidade muito forte. Outro
narrando que, se o objetivo pretendido pela professora não fosse alcançado
pelo aluno, certamente o aluno teria problemas com isso”.Temos ainda os que gostariam
que “a professora não deveria ser tão rígida na correção dos trabalhos
escritos, pois, seria a primeira vez que eles tiveram contato com as regras da ABNT
e dessa forma, deveria levar isso em consideração”.
De toda sorte, é imperioso
destacar que boa parte dos alunos entendeu que seriam necessárias mais informações
acerca das normas da ABNT, pois tiveram dificuldades na formatação
do trabalho. Muitos consideraram a
didática da professora excelente, inclusive narraram: “quanto à metodologia
usada pela professora, eu assino embaixo”. (Texto da pesquisa escrito por Thaiane e Luiz Henrique).
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