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sexta-feira, 20 de junho de 2014

PESQUISA JURÍDICA: O DESAFIO DE PRODUZIR BONS RESULTADOS



Ministrar a disciplina de pesquisa jurídica é um desafio porque o professor deve despertar no estudante a possibilidade de produzir um bom texto na escrita do projeto e ter a iniciativa de buscar informações ampliando os horizontes do conhecimento.
No primeiro semestre de 2014, tive a graça de ser auxiliada pela representante de turma, Thaiane Silva Moura e pelo monitor Luiz Henrique Matias. Geralmente, o impacto das primeiras semanas é superado pela didática das aulas com o acompanhamento individual de cada discente. O que se percebe é uma mudança de postura dos estudantes na verbalização e na escrita devido às leituras minuciosas que fazem. Abaixo o depoimento de ambos:




Thaiane Silva Moura

"O fato de não ter um tema e pouca experiência em pesquisa, em formatar um trabalho nos padrões normativos da ABNT me causaram enorme desespero. Mas, como disse o rei Davi em Salmos 30:5“ [...]O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã”. A minha alegria veio após a escolha do tema, após o incentivo da professora e dos colegas.
Ser representante da turma, possibilitou acompanhar a angústia, ansiedade, empolgação, e claro, a júbilo após apresentar o trabalho. Sobretudo, tive a oportunidade de ver que a grande maioria conseguiu alcançar o objetivo almejado e superará suas dificuldades.
Para os alunos das próximas turmas, eu recomendaria que devem aproveitar a disciplina, se dedicar muito ao projeto, pois ele é a preparação, o começo do trabalho que será a sua herança na Universidade, o Trabalho de Conclusão de Curso".

Luiz Henrique Matias
"Ser monitor de turma é desafiador porque nunca sabemos como serão as atividades a ser desempenhadas durante o semestre, em face de inúmeros imprevistos que podem  acontecer.Tive a felicidade de comprovar que vários alunos(as) conseguiram apresentar de forma brilhante o projeto, superando inúmeras dificuldades, bem como redigir trabalhos excelentes. Contudo, outros que não escutaram as inúmeras instruções, conselhos e dicas ministradas durante as aulas, não conseguiram apresentar o projeto de acordo com o potencial que tinham.
Como monitor, tive a oportunidade de rever todo o conteúdo de pesquisa jurídica, assistir novamente os treinamentos oferecidos pela biblioteca da Universidade Católica de Brasília, ajudar a professora a organizar as aulas, fazer inúmeras tabelas, dar suporte para os alunos na realização do projeto, sair de grupo em grupo reexplicando como deveria ser feito cada parte do projeto, atender alunos durante o final de semana no campus, e também, durante a noite, até a biblioteca fechar, receber certificado de treinamentos, dar todo o suporte necessário para a professora Simone, na ausência da professora Neide, auxiliar no controle de presença, entre outras atividades".
Resultado da pesquisa qualitativa realizada em sala com os estudantes de pesquisa  

Percebe-se que a maior parte dos alunos teve como expectativa adquirir conhecimento técnicos para produzir o TCC. Contundo, não imaginavam o quanto a disciplina iria exigir de cada um. Para alguns, foi “complexa, exaustiva, mas superou suas expectativas”. Houve aqueles alunos que nas primeiras aulas criaram uma ponte entre eles e a professora, que com o passar das aulas foi se estreitando e criaram um laço de confiança. 
De toda sorte, é preciso destacar que entre os alunos que responderam a pesquisa um, afirmou que a disciplina “seria mais tranquila, uma pesquisa mais básica, mas, que deu tudo certo”. 
Por sua vez, outro aluno esperava, antes de cursar a disciplina que, “fundava em encontrar um norte, um feixe de luz emanado do céu, uma monografia quase pronta. Mas, percebeu que não seria assim e teve que se dedicar para concluir o semestre”.
Quanto às dificuldades encontradas pelos alunos, verificou-se que a maior parte teve dificuldade para apresentar, escrever e formatar o trabalho. Outros relataram a dificuldade em entender a metodologia adotada pela professora, bem como a dinâmica adotada em sala de aula. Vejamos trecho da reposta de um aluno: “(…) não consegui acompanhar a linha raciocínio da professora. Somente, com o passar do tempo consegui acompanhar e superar as dificuldades”.
Outro fato que merece destaque é a escolha do tema, sendo talvez o momento mais estressante, pois na primeira aula, houve a exigência de se ter o tema na aula seguinte, gerando certo pânico e ainda, houve relatos, de que o tempo foi curto e que ”essa disciplina deveria ser antecipada e deveria ser mais investido nessa disciplina “.
Para muitos, somente depois de cursar a matéria, conseguiram vislumbrar o que seria um Trabalho de Conclusão de Curso – TCC. Até então, não tinham noção de como iniciar, de quais eram os métodos para elaboração, as formas de trabalho e quais eram as modalidades de Trabalho de Conclusão de Curso. Bem como, das inúmeras fontes de pesquisa, tais como, “repositórios, Vlex, TR, internet” e etc.
Por fim, o item 4 do questionário, que abria espaço para críticas , sugestões e relações, teve respostas bem curiosas. 
A primeira resposta que merece destaque é que um dos alunos considera que “a disciplina deveria ser optativa, logo, conferindo ao aluno o poder de escolha”. Houve ainda, os que relataram dificuldade em lidar com a professora, considerando que ela “tem personalidade muito forte. Outro narrando que, se o objetivo pretendido pela professora não fosse alcançado pelo aluno, certamente o aluno teria problemas com isso”.Temos ainda os que gostariam que “a professora não deveria ser tão rígida na correção dos trabalhos escritos, pois, seria a primeira vez que eles tiveram contato com as regras da ABNT e dessa forma,  deveria levar isso em consideração”. 
De toda sorte, é imperioso destacar que boa parte dos alunos entendeu que seriam necessárias mais informações acerca das normas da ABNT, pois tiveram dificuldades na formatação do trabalho. Muitos consideraram a didática da professora excelente, inclusive narraram: “quanto à metodologia usada pela professora, eu assino embaixo”. (Texto da pesquisa escrito por Thaiane e Luiz Henrique).

[1] BÍBLIA, Português. Bíblia Sagrada: com Harpa Cristã. Rio de Janeiro: CPAD, 2012.


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